MOTOGO, o webphone mais barato da Motorola

07-05-2012 12:34

Aparelho roda um sistema operacional próprio que tem funções bastante parecidas com o Android

 


A Motorola anunciou nesta sexta-feira (04/05) seu novo smartphone de entrada, o MOTOGO. O aparelho, que custará em torno de R$ 329, possui um sistema operacional próprio da fabricante e se baseia em aplicações, algumas delas bastante parecidas com o Android. O celular possui uma pasta inteiramente dedicada a serviços do Google com widgets do Gmail, Google Plus, Google Maps e outros. Além das aplicações Google, há também folders de redes sociais com clientes de Twitter e Facebook que podem ser baixados, assim como aplicativos em smartphones.

De acordo com Edson Bortolli, diretor de produtos da Motorola Mobility, a ideia do celular é que ele ofereça exeperiências de um Android sem ser Android. "A ideia aqui é redefinir a categoria de celulares de entrada levando mais recursos, mas que podem ser acessados com facilidade", comentou. O executivo disse que um dos principais motivos da baixa penetração de smartphones no Brasil é, além do preço, o desconhecimento das funcionalidades e a complexidade dos aparelhos. Portanto, o principal objetivo do MOTOGO é ser um webphone com diversos recursos fáceis de usar e com preço acessível.

Em termos de hardware o dispositivo possui câmera de 2 megapixels, rádio FM e MP3 player, conexão 3G e Wi-Fi (hotspot), Bluetooth, processador de 650 MHz, entrada micro USB 2.0 e micro SD com capacidade para até 32 GB. O display tem 2,2 polegadas e não é touchscreen, portanto, toda navegação (pelo navegador Opera) pode ser feita pelo teclado QWERTY.

O webphone da Motorola deverá ser um concorrente dos smartphones de entrada da linha Asha, da fabricante Nokia, que nas versões 300 e 303 são superiores ao MOTOGO, porém mais caros. Para fazer um comparativo entre os aparelhos, clique aqui e saiba mais sobre a linha Asha. E veja abaixo fotos do novo dispositivo da Motorola.

 



Primeiras impressões do MOTOGO

O celular tem uma tela bastante pequena, portanto, ver vídeos no MOTOGO não é uma boa opção. No entanto, o celular é rápido e o Wi-Fi funcionou com precisão no local do evento. Obviamente,  quem está acostumado com o touchscreen fica um pouco perdido ao navegar apenas pelos botões. O widget do Gmail é bastante agradável, mas, mais uma vez, a pequena tela dificulta a leitura. Já a página inicial, que conta com a caixa de busca do Google, facilita muito a navegação. O aparelho na cor branca dá um ar mais moderno, enquanto o cinza chumbo lembra um smartphone mais corporativo.