Após derrota, Google tenta desvencilhar imagens de Android e Samsung

27-08-2012 10:12
Violações não se relacionam com o Android, afirmou o Google em nota

São Paulo – Direta ou indiretamente, o Google também irá sentir parte do golpe aplicado pela Apple contra a Samsung na última sexta-feira, quando a corte de San José, na Califórnia, determinou que a sul-coreana pague à maçã 1,05 por violação de patentes embutidas nos aparelhos iPhone e iPad.

Em nota, a empresa de Mountain View tentou desvencilhar a imagem do Android e a da Samsung.

 

“A corte de apelações irá rever tanto as infrações quanto a validade das reivindicações. A maioria delas não se relacionam com o sistema operacional Android, e várias estão sendo reexaminadas pelo Escritório de Patentes dos EUA”, afirmou o Google. 

“A indústria móvel está se movendo rápido e todas as empresas - incluindo as recém-chegadas - estão construindo sobre ideias que já existem há décadas. Trabalhamos com nossos parceiros para oferecer aos consumidores produtos inovadores e acessíveis, e desejamos que nada possa limitar isso”, completou.

Destruir o sistema operacional móvel do Google era uma das metas de Steve Jobs. A Samsung é a empresa líder de vendas no segmento Android.

Em nota emitida logo após a condenação na sexta-feira, a Samsung classificou a decisão do júri não como uma vitória da Apple, mas como uma derrota para os consumidores americanos.

“Isso irá liderar uma redução de escolhas, menos inovação, e potencialmente preços mais altos. É triste que leis de patentes possam ser manipuladas dando a uma companhia o poder do monopólio sobre retângulos com cantos arredondados, ou por tecnologias que estão sendo melhoradas a cada dia pela Samsung e outras empresas”, atacou a sul-coreana.

Roubar não é correto, diz Apple

Por sua vez, a Apple afirmou que a decisão do júri "envia uma mensagem alta e clara que roubar não é correto”.

"As montanhas de provas apresentadas durante o julgamento demonstraram que a Samsung copiou muito mais do que nós pensávamos", acrescentou a empresa californiana.

Do total de sete pedidos de infração feitos pela Apple (design, tecnologia de zoom táctil, disposição dos ícones na tela e gestos de interação com a tela, entre outros), seis foram aceitos pelo júri.

Nenhum dos cinco pedidos de infração apontados pela Samsung contra Apple foram aceitos. Inicialmente, a Apple reivindicava 2,5 bilhões de dólares em indenizações.

Após a condenação, as ações da Samsung fecharam em queda de 7,45% em Seul, nesta segunda-feira (27), gerando a perda de 12 bilhões de dólares para a empresa. A Samsung irá recorrer da decisão.