Monitoramento de compras de remédios online pode prever epidemias

07-05-2012 12:25

Segundo dados de ferramenta de monitoramento, remédios para tosse e efervescentes preveem idas ao pronto-socorro

Na era em que a coleta de dados de usuários está mais frequente do que nunca, é possível analisar corretamente essas informações e usá-las para o bem. É o que acontece com a National Retail Data Monitor (NRDM), uma ferramenta online que tem a única função de monitorar compras de remédios. E, de acordo com as informações coletadas, é possível prever epidemias ao analisar as compras dos consumidores nas diferentes regiões dos EUA.

O NRDM faz parte de uma pesquisa do Rods Laboratory, orgão responsável pelo monitoramento de surtos e doenças. A ferramenta monitora quais e quantos medicamentos que não necessitam de prescrição médica são vendidos em 21 mil lojas espalhadas pelos Estados Unidos. Essa pesquisa mostrou que a venda de remédios sem prescrição antecipam visitas a hospitais.

Segundo os dados, quando remédios para tosse ou efervescentes são vendidos em grande número, pode-se esperar uma grande quantidade de visitas do consumidor aos prontos-socorros. O mesmo acontece para gripe e doenças gastrointestinais. A ferramenta também mostra que 40% dos pais compram remédios sem prescrição médica 1,88 dias antes de levarem seus filhos ao hospital.

Segundo a pesquisa, esse tipo de rastreamento pode não evitar que doenças e epidemias se espalhem, mas ajudam na preparação para que os cuidados necessários sejam tomados o mais rápido o possível.